top of page

Seminário Internacional Milton Santos de Comunicação e Cultura Urbana

As novas tecnologías da Informação definem em nosso tempo novas condições de sociabilidade da cidadanía. As ferramentas e possibilidades insuficientemente exploradas de governabilidade, potencialização e desenvolvimento cultural e socioeconômico descentralizado, assim como as estratégias alternativas de construção solidaria de uma nova produção de espaço público local projetam, neste sentido, novos modelos de urbanidade.
 

A constatação desta idéia aponta a pertinencia e necessidade de repensar o urbano como um problema fundamentalmente de comunicação e cultura. Pensar hoje o desenvolvimento e governança local, considerando a função mediadora das novas tecnologías no planejamento de cidades criativas, significa, em coerência, passar do plano físico ao universo simbólico como foco de referencia nas políticas públicas de modernização do território.


O Seminário Internacional Milton Santos de Comunicação e Cultura Urbana é uma iniciativa dos grupos de pesquisa: Núcleo de Multimídia e Internet - NMI e Grupo Interdisciplinario de Estudios en Comunicación, Política y Cambio Social - Compolíticas, em parceria com a Rede Latina de Comunicação e Cidadanía - LATINCOM e o Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina - CIESPAL, para impulsionar os estudos, análises e pesquisa aplicada conectadas com as nova formas de urbanidade.  

bottom of page